Varizes: O Que São e Quais os Tratamentos Disponíveis
- Clínica Dr. Paulo David
- há 5 dias
- 2 min de leitura
As varizes são veias dilatadas e tortuosas que surgem principalmente nas pernas, resultando de um mau funcionamento do sistema venoso. Além do incômodo estético, elas podem causar dor, sensação de peso, inchaço e, em casos mais graves, complicações como feridas e trombose.

O que causa as varizes?
Dentro das veias existem válvulas responsáveis por direcionar o sangue de volta ao coração. Quando essas válvulas falham, o sangue se acumula, aumentando a pressão nas veias e fazendo com que elas se dilatem. Esse processo leva ao aparecimento das varizes.
Fatores como predisposição genética, sedentarismo, obesidade, longos períodos em pé ou sentado, uso de anticoncepcionais hormonais, gravidez e envelhecimento aumentam o risco de desenvolver o problema.
Quais são os sintomas?
Além da aparência visível das veias azuladas ou esverdeadas sob a pele, os principais sintomas incluem:
Sensação de peso ou cansaço nas pernas;
Inchaço (principalmente ao final do dia);
Cãibras noturnas;
Ardência ou coceira nas pernas;
Em casos avançados, escurecimento da pele e úlceras (feridas).
Tratamentos para varizes
O tratamento ideal depende do grau e extensão das varizes, além das condições clínicas do paciente. Entre as principais opções estão:
Tratamentos clínicos: O uso de meias de compressão e medicamentos venotônicos pode ajudar a aliviar os sintomas e evitar a progressão da doença, especialmente nos estágios iniciais. Também é indicado manter hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, controle do peso e elevação das pernas durante o descanso.
Escleroterapia: Também conhecida como “secagem das veias”, consiste na aplicação de substâncias dentro das varizes, fazendo com que elas fechem e desapareçam. É indicada para vasinhos e varizes de pequeno calibre. Pode ser realizada com líquido ou espuma.
Laser e Luz Pulsada: São técnicas que utilizam energia térmica para fechar os vasinhos. São indicadas especialmente para pequenos vasos superficiais (telangiectasias) e costumam ser combinadas com a escleroterapia.
Cirurgia convencional: Indicada para casos mais avançados, a cirurgia remove as veias comprometidas por meio de pequenas incisões. É um procedimento seguro e, em geral, realizado com anestesia regional.
Varizes não são apenas um problema estético. Elas indicam uma alteração no funcionamento da circulação venosa que, se não tratada, pode evoluir e impactar significativamente a qualidade de vida. A boa notícia é que hoje existem diversas opções de tratamento, muitas delas minimamente invasivas e com excelente recuperação.
Se você sofre com sintomas ou percebe o surgimento de veias aparentes nas pernas, procure um angiologista ou cirurgião vascular para uma avaliação individualizada e segura.
Comments