O parto humanizado é um conjunto de práticas e procedimentos que buscam readequar o processo de parto, entendendo tanto a mulher quanto o bebê numa visão mais humana e acolhedora. A parturiente é vista como protagonista do seu parto e deve decidir junto a sua equipe sobre alguns procedimentos usados como indução do parto,episiotomia, uso de anestesia, raspagem dos pelos pubianos, parto cirúrgico. Esses e outros procedimentos são utilizados apenas quando a gestante e seu acompanhante dão seu consentimento, como preconiza uma recomendação do Conselho Federal de Medicina.
O parto humanizado não se limita apenas ao momento do nascimento do bebê mas sim à todo processo da gestação, do nascimento e do pós-parto. Antes, durante e após o parto a intervenção médica ocorre pela demanda fisiológica da parturiente e do bebê. No parto humanizado não existe um procedimento específico ou normas rígidas a serem adotadas, visto que cada ser humano é diferente, e portanto, cada situação clínica também é.
É importante ressaltar a necessidade de acompanhamento de profissionais de saúde habilitados em todo o processo.
Em entrevista a Rede Alesp, a Ginecologista e Obstetra Dra Marina David Oliveira fala sobre a violência obstétrica e o parto humanizado.
http://dralexandrecesar.com.br/cirurgias/nariz/septoplastia-correcao-do-desvio-do-septo-nasal/