Provavelmente você conhece alguém ou você mesma colocou como meta para o novo ano a perda dos quilinhos a mais não é mesmo?
O primeiro impulso é começar a pesquisar as maneiras mais rápidas e radicais para perder essas gordurinhas inconvenientes, esquecendo-se de que o emagrecimento rápido e sem orientação pode trazer mais malefícios do que benefícios para a saúde.
RESTRIÇÃO ALIMENTAR SEM ORIENTAÇÃO PODE CAUSAR COMPULSÃO;
Toda e qualquer restrição alimentar drástica, seja de calorias, seja de grupos alimentares, levará a um comportamento compulsivo, o que significa que, após algumas semanas de dieta maluca, a maioria das pessoas inevitavelmente, não conseguirá se segurar ao pegar uma barra de chocolate, por exemplo, e a comerá inteira.
O que acontece é que, da mesma forma que precisamos de oxigênio para sobreviver, nosso corpo precisa de nutrientes e calorias para continuar funcionando, ou seja, ele precisa de energia e quando cortamos ou limitamos essa fonte de energia, ele reage de maneira defensiva, fazendo com que o cérebro comece a pensar obsessivamente em comida (geralmente as mais calóricas, por serem a maneira mais eficaz e rápida de repor o estoque de energia).
Este é um dos motivos pelos quais o resultado da conta é sempre o mesmo: dieta restritiva + emagrecimento rápido = compulsão e ganho de peso. Não há como fugir disso, infelizmente.
RESTRIÇÃO ALIMENTAR SEM ORIENTAÇÃO PODE CAUSAR PERDA DE MASSA MAGRA;
Em uma dieta restritiva e mal equilibrada não ingerimos os nutrientes necessários e uma das primeiras reações do nosso corpo é usar os músculos como fonte de energia, podendo causar flacidez, falta de mobilidade, fragilidade óssea e ainda reduzir a taxa metabólica no repouso, aumentando o risco de diabetes tipo 2 e piorando os níveis de colesterol.
Além disso, perder massa magra também pode ser sinônimo de redução dos líquidos corporais, causando desidratação e problemas renais.
Para ficar mais claro, massa magra é tudo o que não é gordura no corpo. São os órgãos, músculos, ossos, líquidos corporais, tendões e ligamentos.
RESTRIÇÃO ALIMENTAR SEM ORIENTAÇÃO PODE CAUSAR ENFRAQUECIMENTO DE CABELOS E UNHAS;
A conta é bem simples, para crescer fortes e saudáveis, os cabelo e unhas precisam de energia e de suprimento adequado de nutrientes, como zinco, selênio, cobre, além de vitaminas e dos aminoácidos. Se o corpo é privado de calorias automaticamente ele dará preferencia para as chamadas “funções vitais”, que são essenciais à nossa sobrevivência. Desse modo, unhas e cabelos são “secundários” e consequentemente, haverá enfraquecimento dessas estruturas.
RESTRIÇÃO ALIMENTAR GERA ALTERAÇÕES DE HUMOR;
A falta de saciedade e a baixa ingestão de alguns grupos alimentares, como os carboidratos, podem afetar a produção de alguns hormônios, como a serotonina, que é o hormônio responsável pelas sensações de bem-estar e prazer.
Do ponto de vista psicológico, comer representa um momento de satisfação imediata. Quando a vida está chata, com poucas compensações, ingerir alimentos, especialmente calóricos, alegra a vida instantaneamente. Em uma situação de restrição calórica o indivíduo se encontrará em uma situação de duelo constante consigo mesmo, provocando muitas vezes o mal humor, ansiedade e estresse.
O ideal é sempre procurar um profissional da área, para que ele possa montar uma dieta personalizada que levará em consideração seu estilo de vida, peso, altura, gênero e biotipo.
Para saber mais sobre septoplastia visite: http://dralexandrecesar.com.br/cirurgias/nariz/septoplastia-correcao-do-desvio-do-septo-nasal/