COMO TRANSCORRE UMA GESTAÇÃO GEMELAR?
A gravidez é uma fase especial e inesquecível na vida de qualquer mulher — e quando esse momento vem em dose dupla, a felicidade é ainda maior. Porém, os cuidados também devem seguir essa linha e a saúde da mulher deve ser preservada, já que a gravidez de gêmeos é mais delicada e considerada de risco.
A gestação de gêmeos é um pouco mais complexa e arriscada do que a gravidez de apenas um filho. As mulheres nessas condições correm um risco maior de desenvolverem pré-eclâmpsia e ruptura de membranas, entre outras intercorrências.
PECULIARIDADES DA GESTAÇÃO GEMELAR:
Os níveis muito altos do hormônio beta-gonadotrofina coriônica (HCG), comuns na gravidez gemelar, são responsáveis pela intensidade dos enjoos, mal-estar e sonolência próprios dessa fase. Esses sintomas são tanto mais intensos quanto maior for a produção desses hormônios.
Na gravidez de gêmeos o ganho de peso varia de 10 a 18 quilos, no lugar dos 7 a 12 quilos de uma gestação comum. Os desconfortos físicos do último trimestre aumentam muito por causa da sobrecarga dos sistemas respiratório e circulatório e aparecem as estrias. A mulher que esteja gestando gêmeos precisa fazer mais ultrassonografias, exames de sangue e de urina do que uma gestante comum. Também a dopplerfluxometria deve acompanhar o fluxo sanguíneo dos bebês e certificar se o crescimento de cada feto está adequado.
É importante lembrar que a gestação gemelar exige mais atenção e os incômodos também podem ser mais acentuados tais como:
Enjoos mais frequentes;
Inchaço;
Câimbras;
Diabetes gestacional;
Hipertensão;
Cansaço extremo.
EVOLUÇÃO DA GESTAÇÃO GEMELAR:
A duração esperada da gravidez gemelar é também de 40 semanas, embora seja comum que o parto se adiante um pouco, para 36 ou 37 semanas. Quanto maior o número de gêmeos, menos costuma durar a gestação. Quadrigêmeos costumam nascer entre a 28ª e 32ª semanas.
http://dralexandrecesar.com.br/cirurgias/nariz/septoplastia-correcao-do-desvio-do-septo-nasal/